Dados da disciplina
Práticas em Pesquisa de Campo (ENSP.00.823.1)

Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Doutorado Acadêmico e Mestrado Acadêmico, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.


Número de vagas:
25
Data de início: 26/02/2018
Data de término: 02/03/2018
Pré-requisitos
Professores
Horários
Áreas de concentração
Ementa
Muito do que os alunos de pós-graduação recebem na sala de aula é de natureza teórica ou conceitual. No momento em que o aluno está prestes a desenvolver sua pesquisa, por vezes encontra-se em dificuldades, com dúvidas de ordem prática a respeito de como coletar seus dados com qualidade e de como resolver problemas que sabe que enfrentará no campo. Esta disciplina tem o propósito de auxiliar o aluno, apresentando elementos importantes do planejamento e da execução da pesquisa de campo, e estratégias para lidar com as decisões do dia-a-dia da pesquisa. É importante entender que há método no planejamento do campo e na sua execução. É no cumprimento dessas etapas, de forma cuidadosa e metódica, que o aluno poderá chegar aos objetivos propostos no seu projeto de pesquisa.

Categoria: Eletiva de verão

Pré-requisito(s): Os candidatos devem estar regularmente matriculados em curso de mestrado ou doutorado. O candidato deve também expressar, por escrito, sua motivação para cursar a disciplina. Casos omissos devem ser esclarecidos diretamente com os professores antes da matrícula efetivada

Número mínimo de alunos: 05 Candidatos externos: alunos dos programas sricto sensu da ENSP; alunos dos programas stricto sensu da Fiocruz.
Bibliografia
Doody O, Noonan M. Preparing and conducting interviews to collect data. Nurse Res. 2013; 20(5):28-32.

Fiddicke U et al. Lessons learnt on recruitment and fieldwork from a pilot European human biomonitoring survey. Environmental Research 141 (2015) 15-23.

Harwood E, Vang P. Data collection methods series. Part 1: Define a clear purpose for collecting data. J Wound Ostomy Continence Nurs. 2009; 36(1):15-19.

Harwood E, Hutchinson E. Data collection methods series: part 2: select the most feasible data collection mode. J Wound Ostomy Continence Nurs. 2009; 36(2):129-135.

Harwood E. Data collection methods series: part 3: developing protocols for collecting data. J Wound Ostomy Continence Nurs. 2009; 36(3):246-250.

Hutchinson E, Harwood E. Data collection methods series: part 4: designing forms and instruments. J Wound Ostomy Continence Nurs. 2009;36(4):371-375.

Harwood E, Hutchinson E. Data collection methods series. Part 5: Training for data collection. J Wound Ostomy Continence Nurs. 2009; 36(5):476-481.

Harwood E, Hutchinson E. Data collection methods series: part 6: managing collected data. J Wound Ostomy Continence Nurs. 2009;36(6):592-599.

Luk EK, Rose L. Conducting a large survey of critical care nurses in Canada: Lessons learnt. Intensive & Critical Care Nursing, 2011, Vol.27(4), pp.173-179

Murray P. Fundamental issues in questionnaire design. Accid Emerg Nurs. 1999; 7(3):148-153.

Persaud I. Field Study. Encyclopedia of Research Design. 2010:489-491

Ramly M, Moy, FM, Pendek R, Suboh S, Tan Tong Boon A. Study protocol: the effect of vitamin D supplements on cardiometabolic risk factors among urban premenopausal women in a tropical country -- a randomized controlled trial. BMC Public Health 2013, 13:416

Rattray J, Jones M. Essential elements of questionnaire design and development. J Clin Nurs. 2007; 16(2):234-243.

Schultze UA, M. Designing interviews to generate rich data for information systems research. Inf. Organ. 2011;21(1):1-16.
Fechar