Dados da disciplina
A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul (ENSP.04.721.1)

Disciplina de natureza Teórica de níveis Doutorado Acadêmico e Mestrado Acadêmico, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.


Número de vagas:
35
Data de início: 10/02/2020
Data de término: 14/02/2020
Pré-requisitos
Professores
Horários
Áreas de concentração
Ementa
O curso tem por objetivo central aprofundar, na perspectiva da Saúde Coletiva, as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, sintetizada na proposição das Epistemologias do Sul. O curso permitirá a formação e intercâmbio de discentes e docentes da ENSP e FIOCRUZ como um todo, além de interessados de outros programas de fora da Fiocruz, interessados em áreas e temas como promoção e vigilância em saúde, saúde e ambiente, políticas de saúde, a reforma psiquiátrica, os direitos humanos, a saúde das populações dos campos, florestas e águas, e a atenção básica. As aulas serão dadas por professores da ENSP/Fiocruz e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que já desenvolvem trabalhos em parceria. Dentre os temas a serem abordados destacamos: Epistemologias do Sul e o diálogo com os debates pós-coloniais, de colonialidade, decolonial e estudos subalternos; pensamento abissal, sociologias das ausências e emergências; ecologia de saberes e tradução intercultural; metodologias colaborativas sensíveis não extrativistas; estratégias para descolonizar e reinventar a Saúde Coletiva nas políticas de saúde, na promoção, vigilância e atenção básica; Epistemologias do Sul e Saúde Coletiva no contexto do diálogo entre a América Latina e a Europa; lutas sociais por saúde e dignidade nas cidades, campos e florestas; aprendizados com a Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Categoria: Eletiva de verão

Docente internacional convidado: Bruno Sena Martins (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)

Docentes da ENSP convidados: Paulo Amarante (LAPIS/ENSP), Tatiana Wargas e Roberta Gondim (DPAS/ENSP)

Professor(es) assistente(s): Diogo Ferreira da Rocha e Marina Marina Fasanello (NEEPES)

Pré-requisito(s): Carta de intenção do candidato (externo)

Número mínimo de alunos: 05

Candidatos externos: serão aceitos alunos dos programas stricto sensu da ENSP; alunos dos programas stricto sensu da FIOCRUZ; alunos de outros programas stricto sensu; docentes e pesquisadores intressados.
Bibliografia
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PORTO MF, MARTINS BS (2019). Repensando alternativas em Saúde do Trabalhador em uma perspectiva emancipatória. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 44:e1. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6369000019018

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ROCHA DF, PORTO MFS, & PACHECO T. (2019). A luta dos povos indígenas por saúde em contextos de conflitos ambientais no Brasil (1999-2014). Ciência & Saúde Coletiva, 24(2), 383-392. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018242.27972016

SANTOS BSS. O Fim do Império Cognitivo. Coimbra: Almedina, 2018.

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SANTOS, B. D. S., MENESES, M. P. G., & NUNES, J. A. (2004). Introdução: para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In: Santos, B. S. (2005). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais (Vol. 4). Editora Record.

SANTOS, B. D. S., MENESES, M. P. G., (Orgs.) Epistemologias do Sul. São. Paulo; Editora Cortez. 2010.
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